Pen Drive – Ferramenta Útil!

Microsoft desabilita Autorun para impedir infecção por USB
(Cuidado ao introduzir pendrive desconhecido em seu computador, ele pode conter vírus ou scripts nocivos que podem afetar sua máquina!!!)

Transforme um pendrive num kit de primeiros socorros para o PC

Veja como montar um pacote de programas que roda direto do pendrive e traz tudo o que você precisa para trazer um PC “moribundo” de volta à vida

Alex Castle, PCWorld EUA

Se você usa pendrives apenas para transferir e armazenar arquivos, não está aproveitando um de seus principais benefícios. Como os entusiastas de hardware já sabem, estes acessórios são o repositório perfeito para todo o tipo de software que pode ressuscitar um PC “moribundo”.

Nem todas as “web apps” do mundo poderão salvar seu PC quando ele deixar de funcionar ou cair vítima de malware e se recusar a se conectar à internet. Mas um pendrive bem montado, entretanto, pode salvar a máquina. E quando sua avó ligar com um problema no computador dela, você ficará feliz em ter seu “drive ninja” prontinho para colocar no bolso.

Neste artigo iremos mostrar como colocar em um pendrive tudo o que você precisa em caso de uma emergência com o computador. Na próxima vez em que ele “der pau”, não se desespere: em vez disso respire fundo, plugue seu pendrive e comece a arrumar as coisas. Clique no nome de cada programa para fazer o download.

PortableApps

A primeira coisa que você deve instalar são as PortableApps, uma plataforma gratuita que permite a instalação de aplicativos desktop em mídia removível, como pendrives. O software não só gerencia a instalação dos aplicativos, mas também funciona como um “lançador” para que você possa encontrar e abrir os aplicativos instalados facilmente, com uma interface similar ao Menu Iniciar do Windows.

O site do projeto contém uma lista com centenas de versões “portáteis” de programas populares, que funcionam sem que precisem ser instalados no PC. Há de tudo, de simples utilitários a pacotes Office completos. Dentre os vários programas que listamos a seguir, os que tem a palavra “Portable” no nome estão disponíveis via PortableApps. Você pode obtê-los clicando em Apps / Get More Apps no lançador. Uma enorme lista de aplicativos irá aparecer, basta marcar os que deseja instalar e clicar em Next para que sejam baixados e instalados automaticamente.

Chrome Portable

Embora não seja estritamente um programa para manutenção do PC, ter um navegador portátil no kit é uma ótima idéia. Porque? Muito malware tem como alvo o navegador, então ele provavelmente é um dos componentes do sistema que não está funcionando ou está comprometido. Recursos do Chrome como a “sandbox” (que isola as abas do restante do sistema operacional) e a navegação segura, que protege contra sites e downloads maliciosos, o tornam uma das melhores opções para uso em um sistema potencialmente infectado.

Spybot Search and Destroy Portable

Se seu computador está se arrastando por causa de malware, o Spybot Search and Destroy deve ser a primeira arma de seu arsenal. É um dos mais antigos e melhores pacotes para remoção de spyware no mercado, e deve ser capaz de remover a maioria das infecções mesmo nas máquinas mais lentas.

ClamWin Portable

O ClamWin é uma interface gráfica para o antivírus Open Source ClamAV. Ele não é capaz de fazer varreduras em tempo real como outros pacotes antivírus, mas a versão portátil tem um poderoso sistema de varredura sob demanda que pode detectar arquivos suspeitos.

Malwarebytes

Este programa é considerado por muitos como a melhor solução para busca e remoção de malware, mas não está disponível em uma versão portátil. Entretanto, você pode guardar uma cópia do arquivo de instalação no pendrive e descompactá-la no PC depois de uma primeira “passada” com o Spybot e o ClamAV. Na hora de lidar com vírus e malware, é sempre bom ter uma segunda opinião.

Kaspersky TDSSKiller

Se você já tentou programas para remoção de malware como o Spybot e o Malwarebytes, mas seu PC continua exibindo sintomas de infecção como falsas mensagens de erro ou um navegador que parece ter vontade própria, talvez esteja lidando com um rootkit. Estes programas são projetados para ocultar malware que esteja rodando em seu computador, e podem ser muito difíceis de detectar.

Se você suspeita de que seu PC está infectado com um, experimente rodar o TDSSKiller da Kaspersky, um utilitário capaz de detectar e remover rootkits pertencentes à uma das famílias mais comuns de ameaças. Basta deixar o arquivo executável no pendrive e dar dois cliques para rodá-lo quando necessário.

FileAssassin

Mesmo se você não estiver tentando desinstalar um programa inteiro, apagar arquivos pode ser um desafio. Especialmente se você estiver lidando com um sistema infectado. O Windows pode teimar em lhe dizer que o acesso a um arquivo foi negado, ou que ele está em uso por algum outro programa.

O FileAssassin permite contornar estes obstáculos e apagar qualquer arquivo que você quiser. Mas tenha certeza do que faz, porque depois que você mandar um arquivo “sumir”, ele vai sumir mesmo!

Na hora de baixar o programa, preste atenção e pegue a versão “portable”, no final da lista de downloads no site oficial.

Eraser Portable

Às vezes o problema não é a incapacidade de apagar um arquivo, é ter certeza de que ele realmente sumiu. Se você precisa apagar de forma segura documentos ou arquivos com informações sigilosas, use o Eraser: ele foi projetado para apagar e sobrescrever, de forma irrecuperável, arquivos e diretórios em HDs eletromecânicos (não o use em unidades SSD). Você também pode usar o Eraser para sobrescrever todo o espaço livre no disco, dando a certeza de que qualquer coisa que você tenha apagado no passado realmente foi embora.

Revo Uninstaller Portable

Uma das formas mais simples de deixar um computador mais rápido é removendo programas dos quais você não precisa. Isto traz duas vantagens: você libera espaço no disco rígido e reduz o número de aplicativos que são carregados na inicialização, o que pode reduzir o tempo de boot. Você pode desinstalar os programas manualmente, mas isso é demorado e alguns programas nunca são completamente removidos. Em vez disso, mantenha uma cópia do Revo Uninstaller em seu pendrive para remover, rápida e completamente, tudo o que não usa mais.

Autoruns Portable

Este poderoso utilitário da Sysinternals é mais uma opção para lidar com programas e serviços que são executados automaticamente quando o sistema operacional é carregado. Ele mostra cada processo que será carregado, além de outras fontes comuns de problemas como barras de ferramentas do navegador e shell extensions. Para impedir que um processo seja carregado na inicialização, basta desmarcar uma caixinha em frente ao seu nome.

KeePass Portable

Se você usa o KeePass para gerenciar suas senhas, é uma boa idéia manter uma cópia do programa e de sua base de dados em um pendrive. Assim você sempre será capaz de acessar suas contas online, não importa em que computador esteja. Melhor ainda, você não precisa se preocupar com roubo de identidade caso perca o pendrive, porque a base de dados é criptografada e exige uma senha mestre. Mas tenha cuidado e evite fazer o login em computadores potencialmente infectados.

O segundo pendrive: SystemRescueCD

Se você quer estar realmente preparado para um desastre, pode ir além de um simples pendrive com aplicativos para uma emergência. Criando um segundo pendrive com uma versão do sistema operacional SystemRescueCD, você vai estar pronto até para aqueles casos em que o sistema operacional está tão danificado que não carrega, ou não permite que você faça o login.

O SystemRescueCD é um sistema operacional gratuito que roda a partir de um CD ou pendrive, o que significa que você não precisa instalar um bit sequer em seu computador. Basta plugar o pendrive no computador, reiniciar e “dar boot” por ele. O sistema, que é baseado em Linux, vem com software que você pode usar para acessar os dados em seu HD e fazer um backup deles na rede, além de utilitários para formatar discos, gerenciar partições, compactar e descompactar arquivos e muito mais. Basicamente, tudo o que você precisa para ao menos recuperar seus arquivos, se não o sistema operacional inteiro. No site oficial do projeto você encontra instruções passo-a-passo de como criar seu pendrive com o sistema.