Criando sua Marca

Criando sua marca, divulgando que você existe

CRIANDO SUA IDENTIDADE VISUAL
A essência de um projeto de sucesso é o Marketing Pessoal da sua marca. Ter uma boa aparência, ser organizado, demonstrar profissionalismo, passar credibilidade para aqueles que não te conhecem. Só assim, o cliente em potencial poderá te ligar, fazer um contato. Fechar negócio será uma extensão do seu atendimento feito por telefone “alô?” Que alô! “Nome da empresa bom dia!”. É um conjunto de ações que torna o seu projeto forte. É adequar sua imagem para o seu público-alvo, evitando preconceitos ou má interpretação.

BRAINSTORM: DEFININDO NOME
A primeira etapa de construir uma marca é definir o nome para seu projeto.
O ideal é que o nome seja de fácil interpretação, que facilite repetir o nome por telefone. Evitar palavras que tem duplo sentido, exemplo letra F ao ser dito por telefone, pode-se entender S.
Palavras em inglês, tem um som bacana, mas nem todos sabem escrever. Portanto, lembre-se que toda vez que alguém pedir o nome do seu site você terá que soletrar, o que pode te aborrecer.
[Consulte a Olho Digital, nós fazemos esse trabalho]

Para facilitar o entendimento, vamos supor que o seu projeto é criar uma marca para sua empresa de brindes

ANOTE OS NOMES
Crie um documento no Excel, crie uma coluna, ali você irá inserir nomes do domínio do seu site, o WWW.nome-do-seu-site.com.br. Em cada linha, insira nomes diferentes.
É mais ou menos assim: bolinha brindes, dinâmica brindes, energia brindes… Escreva um monte de nomes, escreva tudo que vier a cabeça.

Ao pensar no nome, temos que pensar em paralelo no símbolo para o logotipo.
No exemplo “Bolinha Brindes”, o símbolo não pode ser uma flor, certo? Tem que ser uma Bolinnha.

LIMITES: CRIAR OU NÃO
Se você criar o nome “Bolinha Brindes”, você está restringindo seu negócio a apenas o ramo de brindes.

Se você criar um nome “genérico”, que não amarre o ramo de atividade que você atua HOJE, no futuro, você poderá mudar de ramo de atividade utilizando o mesmo nome / a mesma marca que você criou. Exemplo: Olho Digital. O nome não fala exatamente o que a empresa faz. A pessoa é obrigado a entrar no site e verificar. Se o dia de amanhã, a empresa mudar de foco de trabalho, o nome é o mesmo, inclusive o logotipo.

O NOME ESTÁ LIVRE PARA REGISTRO?
Consulte o site www.registrocom.com.br , ele consulta domínios .com e .com.br.
Ali é o termômetro, se o domínio .com está registrado, mas a empresa está em Portugual, você pode registrar .com.br que não terá problemas de concorrência. Agora, se o dono do domínio .com estiver situado no Brasil há um certo tempo, é arriscado você registrar o domínio .com.br, pois terá um concorrente forte te atrapalhando. Você poderá enfrentar problemas para registrar sua marca junto ao INPI (Marcas e Patentes), a solução é MUDAR DE NOME. Pense em outro. A idéia é que você seja exclusivo, o nome seja só seu.

CRIAR UMA MARCA / LOGO
O formato do logotipo é um resumo do nome da empresa. No exemplo que sugerimos “Bolinha Brindes”, o símbolo é uma bola, um circulo.

É fazer uma nova bateria de opções de formatos até que seja definido o resultado final.

DEFINIR CORES
Pesquise o mercado em que você atua.
Abra o Google. Digite lá as palavras-chaves para achar uma empresa no ramo que você atua. No exemplo que damos, o ramo é brindes.

Acesse os sites que aparece nas primeiras páginas do Google, pois são os projetos que possuem mais visitas, não é o mais bonito, mas sim o que a marca é melhor trabalhada e reconhecida pelo mecanismo de busca Google.

Avalie o site do concorrente com olhar técnico, crítico.
Faça uma anotação de quais cores, tons foi utilizado.
Sugiro que o seu site seja diferente, para que tenha destaque quando o internauta for pesquisar no Google.

Se a maioria dos sites utilizaram a cor azul, sugiro aplicar a cor verde, lilás, cinza. Atenção, para que o site não seja parecido com algum time de futebol, seja neutro com relação a isso.

REGISTRAR DOMÍNIO .COM / .COM.BR
Definiu o nome? Parabéns! Chegou o momento de registrar o domínio .com e .com.br
Registrar o domínio .com serve para você se proteger sua marca.
Existe inúmeros tipos de extensão de domínio de internet. Os mais conhecidos e utilizados no Brasil é a extensão .com.br

HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO
É necessário possuir uma empresa que hospede seu domínio. Isso significa que você poderá utilizar e-mails personalizados, exemplo: seu-nome@bolinhabrindes.com.br

ESTRUTURA DE NAVEGAÇÃO DO SITE
Sugiro abrir um documento no Excel, e nele escrever os botões que haverá no seu site.
A estrutura básica de navegação é:

EMPRESA: quem somos, missão visão valores, diferencial
PRODUTOS / SERVIÇOS: descreva cada item que você disponibiliza
CLIENTES: explorar o logotipo de cada empresa
ATENDIMENTO: formulário fale conosco, mapa de como chegar na sua empresa
HOME: primeira página do site, o ideal é que possua um resumo do que a sua empresa faz.

Conteúdo de Textos: defina os textos para cada botão. Está sem criatividade? Copie do seu concorrente e mude o conteúdo, a forma de escrever.
Imagens: pode utilizar imagens de banco de imagens uso gratuito ou melhor, fotografe sua empresa, seus produtos e torne o site mais pessoal. Quanto mais verdade você passar mais chances tem de passar confiança para aqueles que não te conhecem.

DIVULGAR O PROJETO
Chegou até aqui? PARABÉNS!
Chegou o momento de divulgar para os quatro cantos do mundo que sua empresa existe.

O primeiro passo é inserir seu site nos mecanismos de busca.

GOOGLE ADWORDS
importante comprar o anúncio no Google, hoje custa R$ 50,00, é equivalente a 1.000 cliques. A Seu anúncio é publicado enquanto houver crédito na conta. A duração depende da quantidade de cliques no seu anúncio, que é atraído através das palavras-chaves que é inserido dentro da ferramenta administrativa.

SEO
Search Engine Optimize, inserção de palavras chaves em mecanismos de busca.
É um trabalho complexo, exige muita dedicação, empenho, estudo, para localizar as palavras-chaves mais importantes para seu ramo de atividade.

FANPAGE FACEBOOK
O ideal é criar uma fanpage, pois nela não tem limites de “amigos”, aliás lá você não adiciona amigos, você “prende” o internauta com o “curtir”.

A idéia é inserir conteúdos diariamente do seu ramo de atividade e assuntos gerais do cotidiano.

Case de sucesso é a marca by Cristo, que começamos do zero em Agosto/2012, confira: https://www.facebook.com/bycristotriciclos . A inserção de conteúdo é feita diariamente e hoje influencia diretamente nos negócios da empresa.

APLICATIVO PARA FACEBOOK
Aplicativos no Facebook são muito conhecido pelos internautas, porém poucas empresas aplicam essa tecnologia, por exigir um conhecimento técnico elevado e avançado para que a ferramenta funcione perfeitamente.

A essência do aplicativo é elaborar um game / jogo, onde o internauta possa interagir com os contatos que este possui no Facebook.

A regra básica é “só pode brincar no jogo se você autorizar que tenhamos acesso a toda sua lista de amigos e acesso a todos os dados do seu facebook”.

Tem jogos diversos que já atingiram mais de 1 milhão de curtir, ou seja são 1 milhão de acesso a dados de pessoas. Ouro puro em suas mãos, para você conseguir divulgar seus produtos / serviços para essas pessoas.

Portanto é elaborar um jogo que tenha a ver com o seu ramo de atividade ou um tema específico e mãos a obra.

EVENTOS
Participe de eventos, vá em encontros, feiras, congressos. A idéia é arrancar o cartão de visitas da pessoa, dando o seu cartão de visitas. Perca a vergonha, se aproxime das pessoas, faça networking.

E-MAIL MARKETING
E-mails “Quentes”: são os e-mails dos cartões de visita que você trocou. As pessoas te conhecem, e ao mandar algum tipo de contato, seu e-mail ao menos será lido e poderá haver algum tipo de interação

E-mails Desconhecidos: são os e-mails comprados na internet ou fornecidos em parceria com algum amigo. A taxa de retorno em geral é 1%, ou seja que irá te ligar, poderá entrar em contato.

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